Casa Angular / Stemmer Rodrigues Arquitetura

Casa Angular / Stemmer Rodrigues Arquitetura - JanelaCasa Angular / Stemmer Rodrigues Arquitetura - Fachada, JardimCasa Angular / Stemmer Rodrigues Arquitetura - FachadaCasa Angular / Stemmer Rodrigues Arquitetura - Fachada, JanelaCasa Angular / Stemmer Rodrigues Arquitetura - Mais Imagens+ 31

Porto Alegre, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  487
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Marcelo Donadussi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Air System, Lightworks, Metalpar Indústria Metalúrgica, Scheid, VEKA
  • Arquitetos Responsáveis: Paulo Henrique Rodrigues, Roberto Stemmer, Ingrid Stemmer
  • Equipe De Projeto: Francine Azevedo, Renata Lui
  • Engenharia: Pedro Chapon
  • Paisagismo: Susana Nedel
  • Consultores: Pedro Chapon
  • Cidade: Porto Alegre
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Angular / Stemmer Rodrigues Arquitetura - Janela, Fachada
© Marcelo Donadussi

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em um lote elevado com vista para um lago, a sensação de privacidade e isolamento foi o ponto de partida deste projeto, de 487m2. A lista de desejos era criteriosa: a moradora buscava referências que a remetessem de volta à sua terra natal em Napa Valley, na Califórnia. Entre os itens, um quarto que convidasse a permanecer na cama até tarde, carros mantidos em segundo plano e uma passarela interna cercada por um bosque.

A tradução arquitetônica destes elementos foi escrita em uma casa que se ergue em três blocos distintos, cada um representando um zoneamento diferente. Na fachada da frente temos o primeiro deles, um cubo totalmente revestido de madeira que abriga as suítes dos filhos e “flutua” sobre a garagem aberta. Grandes lâminas revestidas de arenito rosa, uma tradicional pedra californiana, dão sustentação ao volume e protegem o acesso principal.

Casa Angular / Stemmer Rodrigues Arquitetura - Fachada, Janela
© Marcelo Donadussi
Casa Angular / Stemmer Rodrigues Arquitetura - Imagem 34 de 36
Plantas
Casa Angular / Stemmer Rodrigues Arquitetura - Janela, Fachada, Corrimão
© Marcelo Donadussi

O living se entende a partir da entrada em outro imponente bloco, o segundo, cuja parede lateral e teto são em concreto aparente, com uma textura que mistura a força do material a suavidade dos veios de madeira nele impressos. Todo o espaço é permeado por grandes painéis de vidro que se estendem pela altura total do conjunto, descortinando uma vista única para a paisagem a para as árvores do jardim que rodeiam a propriedade.

Casa Angular / Stemmer Rodrigues Arquitetura - Fachada
© Marcelo Donadussi

A lareira é um ponto focal, com revestimento em aço corten, e na qual está a sustentação da estrutura. Ao lado dela, o vidro em fita baixo cria um contraste inteligente entre interior e exterior, dando leveza ao conjunto e desenhando grandes entradas de luz que, ao mesmo tempo, asseguram privacidade.

Casa Angular / Stemmer Rodrigues Arquitetura - Janela
© Marcelo Donadussi

O terceiro volume é em alvenaria branca e tem dois pavimentos: o inferior concentra a área de serviço, cozinha e brinquedoteca. No superior está o quarto casal, à parte dos demais, com amplo banheiro e closet. O descolamento dos elementos configurou aberturas que permitem que insolação banhe a parte sul da casa.

Casa Angular / Stemmer Rodrigues Arquitetura - Fachada, Jardim, Aido
© Marcelo Donadussi

Finalmente, interligando cada um deles, uma grande passarela otimiza a movimentação horizontal e vertical entre os espaços, lembrando a circulação de um hotel. A aposta nessa passarela configura a evolução de um simples corredor que agrega a vista panorâmica do segundo pavimento através dos painéis de vidro. Em sua estrutura foi instalado o ar condicionado central, otimizando a distribuição de ar e escondendo todos os equipamentos.

Casa Angular / Stemmer Rodrigues Arquitetura - Jardim
© Marcelo Donadussi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Angular / Stemmer Rodrigues Arquitetura" 27 Abr 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/913544/casa-angular-stemmer-rodrigues-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.